Saúde

Doença celíaca: entenda a importância da dieta

Proteína que está no trigo e derivados, o glúten faz parte do nosso dia a dia. Por exemplo: ele está presente no pão no café da manhã, na macarronada no almoço e até na cerveja dos fins de semana. Para muitos, a preocupação é em evitar os excessos para não engordar. Para outros, porém, evitar essa proteína é necessário por causa da doença celíaca, caracterizada pela intolerância ao glúten.

×

Os sintomas são variados, que vão desde perda de peso e diarreia até queda de pelos, má absorção intestinal e desnutrição. Aliás, alguns pacientes não apresentam sintomas, o que desafia os especialistas na busca por soluções cada vez mais efetivas.

Por isso, ficar atento com os sinais e procurar a ajuda de um médico o mais rápido são ações necessárias para identificar o problema e, com isso, buscar a desejada qualidade de vida.

Genética

Especialistas acreditam que a doença celíaca tem influência genética. Em linhas gerais, o organismo apresenta intolerância às proteínas do glúten. Com isso, ocorre a dificuldade na absorção de alimentos.

O principal remédio para combater essa enfermidade é a dieta. Basta evitar o glúten. Entretanto, não é tão fácil conviver com uma dieta muito restritiva. No caso das crianças, então, é muito mais difícil esse controle. Mesmo assim, é muito importante seguir a orientação do médico para evitar o surgimento de problemas mais graves. Contar com um tratamento multidisciplinar pode ser um diferencial.

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Correio Piauiense estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do Portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Fechar